.

ESTE BLOGUE INFORMA SOBRE AS ANTIGAS CARTUXAS PORTUGUESAS, SCALA COELI, EM ÉVORA, E VALE DA MISERICÓRDIA, EM LISBOA, PARA MANTER VIVA EM PORTUGAL A MEMÓRIA DA VIDA CARTUSIANA ALÍ VIVIDA.

.

EMBORA ESSAS CARTUXAS FECHADAS JÁ NÃO OFEREÇAM NOVIDADES, O SEU PASSADO FICA PRESENTE NESTE BLOGUE PARA CONSULTA FÁCIL DOS AMIGOS E CURIOSOS DOS CARTUXOS.

.

HÁ LIVROS QUE PODEM SER LIDOS LENTAMENTE, E AUDIOVISUAIS REPETIDOS À VONTADE.

.

HÁ ENVÍOS A OUTROS SÍTIOS CARTUSIANOS, COMO NUMA ENCICLOPÉDIA CARTUSIANA.

.

Localização das ex Cartuxas Scala Coeli e Vale da Misericórdia. Contacto. Web do Juan Mayo, email do webmaster deste blog

.

terça-feira, 1 de novembro de 2016

MORTE e ENTERRAMENTO NA CARTUXA

Os Cartuxos, ao morrerem, deixariam a tumba já cavada por eles próprios dia após dia. Dia após dia ter-se-iam saudado “Morrer havemos” “Já o sabemos”... São algumas das lendas desses Monges desconhecidos por escondidos. 

A verdade é que entram no seu Deserto para sempre, para serem enterrados no cemitério da sua Cartuxa, mas sem pressa. Com 80 e 90 anos. Anos esperando não a morte mas a Vida Eterna.

 Desfrutando do cento por um de quanto deixaram: desfrutando “do gozo e da paz do Espírito Santo”. Morrem repetindo o latim medieval: “da cella ad cœlum”, da cela ao Céu…



Em símbolo dessa passagem, o corpo vai à terra ta qual estava na cela, com o hábito branco, sem caixão. E como recebe a “pedrinha branca” do Apocalipse com o seu nome, na tumba ele não terá nome. 

Viveu numa família de solitários e estes acompanham-no ao seu descanso com um funeral sóbrio mas muito sentido, pois os cantos litúrgicos acompassam o cair dos terrões sobre um rosto protegido pelo capuchão fechado, para que a sua face só veja a Face de Deus.

Em Scala Coeli, 2 novembro 2016
FOTOS