.

ESTE BLOGUE INFORMA SOBRE AS ANTIGAS CARTUXAS PORTUGUESAS, SCALA COELI, EM ÉVORA, E VALE DA MISERICÓRDIA, EM LISBOA, PARA MANTER VIVA EM PORTUGAL A MEMÓRIA DA VIDA CARTUSIANA ALÍ VIVIDA.

.

EMBORA ESSAS CARTUXAS FECHADAS JÁ NÃO OFEREÇAM NOVIDADES, O SEU PASSADO FICA PRESENTE NESTE BLOGUE PARA CONSULTA FÁCIL DOS AMIGOS E CURIOSOS DOS CARTUXOS.

.

HÁ LIVROS QUE PODEM SER LIDOS LENTAMENTE, E AUDIOVISUAIS REPETIDOS À VONTADE.

.

HÁ ENVÍOS A OUTROS SÍTIOS CARTUSIANOS, COMO NUMA ENCICLOPÉDIA CARTUSIANA.

.

Localização das ex Cartuxas Scala Coeli e Vale da Misericórdia. Contacto. Web do Juan Mayo, email do webmaster deste blog

.

sábado, 29 de novembro de 2014

Actos na Cartuxa Vale da Misericórida, Laveiras


- Ano 2006.- Um grupo pro Cartuxa de Lisboa organiza uma série de conferências, uma das quais  pode ler-se aquí.   E em outubro apresenta-se um livro sobre a Cartuxa de Lisboa.
- Ano 2007.  Em colaboração com os Cartuxos de Évora e o profesor Jesué Pinharanda Gomes  publica-se o livro A CARTUXA DE LISBOA, LEGADO DE CONTEMPLAÇÃO.
 - Ano 2011 . - Publicação do livro titulado  AS CARTUXAS DE PORTUGAL A TRAVÉS DOS SÉCULOS, com motivo do 50º aniversário do retorno dos Cartuxos a Évora. (PDF 39 Mb)

 - Ano 2014 (19 de julho).- Na Cartuxa Scala Coeli -Évora- e na antiga Cartuxa lisboeta Vale da Misericórdia, Laveiras, no 19 de julho de 2014, conmemorou-se o Vº Centenário da Canonização  de São Bruno pelo Papa Leão X n 19-7-1514. Pode ver-se a correspondente  reportagem fotográfica da Missa que se concelebrou em Scala Coeli, e pela tarde  esta apresentação e este texto en Vale da Misericórdia num colóquio em que participaram também outros profesores  portugueses especialistas nas Cartujas portuguesas.

- 2014 (6 de dezembro): IV CENTENÁRIO da CARTUXA DE LAVEIRAS -LISBOA-

Participação  nas I Jornadas de Espaço e Memória de História e Património de Oeiras  (programa completo) com uma apresentação na que se deu uma ideia geral do passado e presente da Ordem assim como o tratamento especial que às Cartujas portuguesas se deu devido ao seu isolamento respeito ao resto das Casas da Ordem.


Intervenção do Padre Prior de Scala Coeli  (texto e imagens do Sao Bruno)
Referências de imprensa:   Políptico divulgativo    Agência Ecclesia