.

ESTE BLOGUE INFORMA SOBRE AS ANTIGAS CARTUXAS PORTUGUESAS, SCALA COELI, EM ÉVORA, E VALE DA MISERICÓRDIA, EM LISBOA, PARA MANTER VIVA EM PORTUGAL A MEMÓRIA DA VIDA CARTUSIANA ALÍ VIVIDA.

.

EMBORA ESSAS CARTUXAS FECHADAS JÁ NÃO OFEREÇAM NOVIDADES, O SEU PASSADO FICA PRESENTE NESTE BLOGUE PARA CONSULTA FÁCIL DOS AMIGOS E CURIOSOS DOS CARTUXOS.

.

HÁ LIVROS QUE PODEM SER LIDOS LENTAMENTE, E AUDIOVISUAIS REPETIDOS À VONTADE.

.

HÁ ENVÍOS A OUTROS SÍTIOS CARTUSIANOS, COMO NUMA ENCICLOPÉDIA CARTUSIANA.

.

Localização das ex Cartuxas Scala Coeli e Vale da Misericórdia. Contacto. Web do Juan Mayo, email do webmaster deste blog

.

domingo, 15 de agosto de 2010

A Virgem Assunta é Escada do Céu

A Cartuxa de Évora foi fundada em 1587 por sete monges de Scala Dei, Tarragona, os quais em memória da sua Casa Mãe deram a esta nova o nome de Scala Coeli. Como quase todas as Cartuxas estão sob a avocação da Virgem Santíssima, o orago desta foi Santa Maria Scala Coeli, Escada do Céu, alusivo à Assunção de Nossa Senhora.




A Fundação Eugénio de Almeida, que protege a Cartuxa eborense e elabora afamados vinhos e azeites com os nomes de “Cartuxa” e de “Scala Coeli”, ao modernizar a sua Adega de Pinheiros quis relacioná-la com a Ordem Cartusiana colocando no seu vestíbulo uma réplica da Virgem Branca que se admira na façada de mármore de Scala Coeli. Este projecto concebido anos atrás foi executado agora para se comemorar o cinquentenário, e a imagem foi entronizada na sua coluna precisamente na altura da sua festa da Assunção.

Assim a Fundação testemunha a sua fidelidade aos fins religiosos que lhe foram indicados pelo Conde de Vil´alva e que ela cumpre destinando a sua beneficência especialmente a instituições católicas. A Virgem Branca de Scala Coeli abençoará portanto agora ainda mais claramente tanto a Fundação como as suas obras.